A Associação JuizForana de Estudantes de Psicologia – AJEPSI é formada por graduandos das Instituições que oferecem o curso atualmente em Juiz de Fora. Há dezoito anos movimenta a democratização do ensino em psicologia no município e região, e a oito está regulamentada como associação sem fins lucrativos. Sua sede fica em um espaço reservado no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – quarta região (CRP 04), localizado em Juiz de Fora, na Avenida Barão do Rio Branco, número 2001, sala 1507.
Têm como princípio a independência de classe junto da autonomia frente ao Estado, aos partidos políticos e ao credo religioso visando sempre a democracia por direito. No meio acadêmico tem como objetivo promover, enquanto movimento estudantil, o combate e defesa dos interesses acadêmicos na luta pela melhoria das condições de educação promovendo o ensino, a pesquisa e a práxis da psicologia em Juiz de Fora. Nesse sentido, está comprometida com a integração e apoio dos membros defendendo as liberdades individuais e coletivas relacionadas à responsabilidade social e ética da psicologia.
No que tange a transmissão do conhecimento, os eventos, reuniões, encontros, comemorações e congressos se fazem presentes. No Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e Encontro Juizforano de Psicologia – ENJUPSI, assim como nos eventos extras com temáticas que envolvam o social, a saúde mental, a identidade, a ética e a formação acadêmica sempre prioriza o caráter científico, essencial para a formação. Além disso, a associação dispõe de uma estrutura organizacional a fim de cumprir com os objetivos necessários para o planejamento das atividades.
Nessa categoria se apresenta a diretoria composta pela presidência, vice- presidência, tesouraria e secretaria, seguido pelas coordenações de comissão responsáveis pelo sistema de informação, divulgação, patrocínio e científica. As atribuições da diretoria são representar os membros da associação, administrar o patrimônio e planejar a ação anual. A tesouraria fica encarregada de contabilizar as contribuições mantendo atualizada a escritura. A secretaria fica responsável pelo armazenamento de contratos e formulação das atas. O sistema de informação fica incumbido pelo site e edição de certificados. A divulgação faz o trabalho nas mídias sociais. O patrocínio atua arrecadando verba com as empresas. E a científica encaminha os trabalhos para os pareceristas especialistas na área.